A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta terça-feira (8/2) a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro contra o ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima (MDB) e seu irmão, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), no caso dos R$ 51 milhões apreendidos em um apartamento em Salvador (BA). Caso a acusação seja aceita, os políticos tornam-se réus na Corte.

Além dos irmãos, a denúncia da PGR inclui outras quatro pessoas: os ex-secretários parlamentares, Job Ribeiro Brandão e Gustavo Pedreira do Couto Ferraz, o empresário Luiz Fernando Machado da Costa Filho e a mãe dos políticos, Marluce Vieira Lima. A acusação mira os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a PGR, a família Vieira Lima teria cometido os crimes de ocultação da origem, localização, disposição, movimentação e propriedade das cifras milionárias em dinheiro vivo de 2010 até setembro de 2017, quando a operação Tesouro Perdido da Polícia Federal revelou o “bunker” em Salvador.
O apartamento abrigava o montante de R$ 42 milhões e cerca de U$ 2,5 milhões armazenados em caixas e malas. O dinheiro teria sido transferido para o local em janeiro do ano passado. Antes disso, segundo a denúncia, o valor era escondido em um closet na casa da mãe, Marluce Vieira Lima.

Na peça enviada ao STF, a procuradora-geral sustenta que a apreensão das cifras milionárias foi um “capítulo complementar” nas investigações das operações Lava Jato, Sépsis e Cui Bono. A acusação sustenta que a família Vieira Lima lavava dinheiro por meio de empreendimentos imobiliários de alto padrão em Salvador.

Foro
O caso corre no STF porque o deputado Lúcio Vieira Lima possui foro especial na Corte. O inquérito continuou no Supremo mesmo após a decisão na última quinta (3) de restringir o benefício a crimes supostamente cometidos durante e relacionados ao mandato parlamentar.

Nesta semana, a defesa do assessor Gustavo Ferraz apresentou uma questão de ordem ao Supremo pedindo que a denúncia seja enviada à primeira instância. Segundo os advogados, o inquérito investiga “supostos delitos” de lavagem de dinheiro e organização criminosa que não possuem relação com a atividade legislativa de Lúcio Vieira Lima – único denunciado com foro. “Ainda que tenham sido praticados durante o mandato”, dizem.

A PGR defendeu, em documento enviado nesta segunda (7), que a denúncia continue tramitando na corte. No documento, Raquel Dodge destaca que o objeto principal da denúncia é a prática de lavagem de dinheiro ocorrida a partir do ano de 2010, marco temporal que a assegura a manutenção da competência do STF.

“O caso em análise envolve a prática de crimes parlamentar detentor de foro, relacionados à função pública e no exercício do mandado parlamentar e, portanto, é uma situação que se adéqua aos limites estabelecidos por ocasião do julgamento da Questão de Ordem na Ação Penal 937, subsistindo a competência desta Corte para o recebimento da denúncia e processamento da competente ação penal”, destaca.

A questão de ordem apresentada pelos advogados deverá ser apreciada antes do início do julgamento desta terça (8).

Pedido de liberdade
O STF analisará ainda na sessão desta terça (8) um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima. O político está preso preventivamente na chamada “Ala dos Vulneráveis” do Complexo da Papuda, em Brasília, desde 8 de setembro do ano passado.

No documento, os advogados ex-ministros defendem que a sua prisão seria ilegal e mencionam ““uma espécie de obsessão por prender novamente” Geddel. A defesa alega ainda que seu decreto de prisão foi motivado pela comoção popular causada pelo que ficou conhecida como “a maior apreensão policial de numerário em espécie”.

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online