Nota Pública da ACESB 

A Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim (ACESB), entidade que há oito anos atua na valorização e defesa da Guerra de Espadas como manifestação cultural centenária, vem a público informar que não participará do desfile cívico do próximo dia 28 de maio, data do aniversário da cidade.

Neste ano, nossos objetivos estão voltados ao processo de regulamentação da fabricação das espadas. Esse foco, essencial para o futuro da nossa manifestação, impossibilitou que a entidade se organizasse com a antecedência e estrutura necessárias para participar do desfile de forma representativa e segura.

Nos últimos meses, a ACESB deu passos concretos rumo à legalização da prática da Guerra de Espadas. Firmamos um Termo de Cooperação Técnica com o Sindicato de Indústrias de Minas Gerias, que reúne os maiores fabricantes de fogos de artifício do país, apresentamos ao Ministério Público, a Polícia Militar, Polícia Civil e representante da Câmara de Vereadores o nosso plano de regulamentação da fabricação das espadas e tivemos nosso reconhecimento da Utilidade Pública Municipal através da Lei Municipal nº 1.806/2025.

No entanto, reconhecemos que o atual cenário legal ainda impede a prática da Guerra de Espadas e impõe riscos àqueles que a realizarem. Dessa forma, decidimos manter nosso compromisso com o diálogo, com a construção de soluções reais e com a preservação da nossa cultura de forma segura e legal.

Seguimos trabalhando diariamente para que em um futuro breve possamos voltar às ruas de forma reconhecida e legalizada. A tradição não é crime, mas precisa ser regulamentada para que volte a ser vivida com orgulho por todos nós. 

Senhor do Bonfim, 21 de maio de 2025.

Alexsandro Barbosa Presidente da ACESB

Poste um Comentário