Mais uma vez de Senhor do Bonfim ganha destaque na imprensa nacional. O município famoso pelas suas belezas naturais, religiosidade, destaques esportivos e por ser reconhecida como a Capital Baiana do Forró, agora será reconhecida por possuir a maior população quilombola do país. De acordo com o Censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Senhor do Bonfim possui uma população de 74.490, sendo 15.999 quilombolas. 


Foram incluídos nos questionários do censo pela primeira vez, perguntas para identificar se as pessoas se autodenominam quilombolas. A maior concentração de quilombolas do município está no distrito de Tijuaçu, localizado na divisa com os municípios de Filadélfia e Antônio Gonçalves. A localidade sua data de fundação por volta do ano de 1750. Vale destacar que a área engloba 14 comunidades, com 10 mil habitantes ao todo, porem apenas 8 estão em Senhor do Bonfim, enquanto as demais estão distribuídas nos municípios vizinhos. 


A história conta que por volta do século 16, o norte da Bahia recebeu uma grande quantidade negros escravizados, trazidos à região por portugueses e colonos para trabalhar no processo de mineração e criação de gado. Atualmente Senhor do Bonfim conta com as comunidades quilombolas de: Laje, Mamoeira, Tijuaçu, Cariacá, Água Branca, Quebra-Facão, Umburana, Tanquinho, Terreirinho Cachoeirinha e Fazenda Urubu, na sede do município: Alto da Maravilha, Bonfim III, Monte Alegre II e Olaria.


Segundo o IBGE Senhor do Bonfim está à frente de município como:


2º - Salvador (BA) – 15.897

3º - Alcântara (MA) – 15.616

4º - Januária (MG) – 15.000

5º - Abaetetuba (PA) – 14.526



ASCOM – Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Senhor do Bonfim — Cuidar bem, faz bem


Poste um Comentário