Aglomeracao-CAJ

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, festas e aglomerações frequentadas por adolescentes têm ocorrido em bairros, zona rural. Se, por um lado, os jovens são criticados, por outro, rebatem com outros problemas: “no ônibus e transporte público cheio eu não vou pegar Covid-19, mas no baile, sim?”

O questionamento faz parte de uma reportagem da Agência Mural e mostra a realidade de diversas cidades.  Sem o uso de máscaras e o distanciamento social, o ambiente se torna propício para o contágio do coronavírus.

Em Juazeiro e Petrolina, existem denúncias de várias reuniões entre amigos na porta de casa, as manobras de skate, o passeio de bicicleta e o futebol do fim de tarde acontecem normalmente, como se o coronavírus não estivesse circulando. A exposição de jovens ao risco covid-19 é frequente, das primeiras horas do dia até o fim de tarde. Mesmo sabendo dos perigos, adolescentes e adultos escolhem desafiar a pandemia.

A reportagem da REDEGN recebeu fotos e emails dos Projetos de Irrigação denunciando festas que acontecem na zona rural e mostram, principalmente a juventude ignorando o coronavírus. A quebra do isolamento, o medo de possíveis abordagens da Polícia Milita e das autoridades de saúde, guarda municipal não são levados em consideração. A “ousadia” é tamanho diante do descumprimento da Lei através do Decreto Estadual do Governo da Bahia e Pernambuco proibindo festas e aglomerações, que atá cartaz de festa existe nas redes sociais.

O uso de máscara, que agora é obrigatório não é unanimidade na hora de sair e encontrar amigos, praticar esportes ou paquerar. Aglomerações ocorrem para fazer festa conforme mostra a ilustração acima convidando para o próximo evento no dia 06 de março. Uma das fotos mostra a aglomeração da festa realizada anteriormente.

Médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn explica que, quando se fala em isolamento social, há diferentes distâncias que devem ser respeitadas, dependendo se a pessoa está parada, caminhando ou correndo. “Falamos de 1,5 metro ou 2 metros para a pessoa parada. Para a pessoa caminhando, é de 4 a 5 metros. Quando a pessoa está correndo, o isolamento é de 15 até 20 metros”, diz

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online