33702fafe493ac4046540634dd269336_XL

A falta de leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI) em hospitais de referências de Salvador (BA) e em cidades de Pernambuco para o tratamento de pacientes com Covid-19 em estágio grave poderá levar o Hospital São Francisco de Campo Formoso (BA) a entrar em colapso em breve. A informação foi confirmada durante reunião do comitê de enfrentamento da doença no município.

No início da semana, 12 dos 20 leitos estavam ocupados, mas de de acordo com a representante do hospital, enfermeira Jane Raquel, a direção remanejou outros leitos para o combate da Covid.

” Hoje estamos com 18 leitos disponíveis, a gente estava com 11 ocupados, teve um óbito, teve uma alta, hoje estamos com sete internados. Mas foi necessário ontem remanejar. O diretor-clínico fez um estudo e a gente precisou tirar leito de algumas clínicas para complementar o leito Covid para a gente não chegar a uma situação que não dê para complementar”, afirmou a profissional Jane Raquel.

A enfermeira disse também que os pacientes internados chegam ao hospital São Francisco bem debilitados. “Os pacientes que estão chegando no hospital já estão num estado avançado, precisando de um suporte bem maior que oxigênio e precisando na maioria da vezes de transferência e a gente já está com essa dualidade de conseguir leito de UTI”, comentou.

Durante a reunião do Comitê, o prefeito Elmo Nascimento (DEM) disse que irá seguir o decreto de lockdown do governo da Bahia, mas também pretende publicar novas medidas no município para conter o avanço da doença, inclusive poderá cassar alvará de funcionamento de comerciantes que descumprirem as determinações.

Iremos baixar um decreto para regulamentar as penalidades que serão aplicadas a quem descumprir as regras, que vão desde uma advertência escrita à suspensão temporária ou até por tempo indeterminado a depender da infração das medidas que estejam desrespeitadas. (…) As medidas de fiscalização vão ser aceleradas a partir desta quinta-feira, nós teremos uma equipe na sede durante o dia uma equipe à noite na sede e duas equipes zona rural com o suporte da polícia”, declarou o prefeito Elmo.

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online