O projeto “De dentro para fora”, voltado a trabalhar a saúde mental dos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte Norte do Itapicuru, localizado no município de Jaguarari, foi readaptado, por conta da suspensão das aulas, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. A proposta psicopedagógica - iniciada no ano passado com encontros semanais presencias - está sendo realizada em formato on-line, por meio do Google Meet.

Os participantes são envolvidos em atividades que os levam a desenvolver uma melhor saúde emocional, como bate-papo aberto, aconselhamentos, dinâmicas, músicas, palestras com profissionais da área, exercícios de relaxamento e momentos de reflexão. Idealizadora e coordenadora do projeto, a professora em Readaptação Funcional do CETEP, Sheila Regina Oliveira, conta que a iniciativa nasceu da necessidade de autoajuda, por conta de um quadro de depressão. “A forma que encontrei para me ajudar foi ajudar outras pessoas. Ao consultar meu psicólogo, Muryllo Lobo, sobra a minha ideia, ele não só me incentivou a implantar o projeto como se tornou um parceiro nosso”.

Com a convicção de que podem incentivar outros colegas a se sentirem melhor emocionalmente, os estudantes participantes do “De dentro para fora” revelam suas experiências pessoais e os benefícios do projeto em suas vidas. É o caso do estudante Lucas Maciel dos Santos Silva, 19, do curso técnico de Administração. “Esse projeto tem me ajudado a ter mais empatia com as pessoas. Está contribuindo bastante no que se refere a enfrentar problemas, me fez ‘enxergar’ a vida de uma outra forma. Contribuiu bastante também para equilibrar, definitivamente, todos os meus problemas que já tive no passado. Eu sofri um acidente e, por conta disso, perdi a minha visão quando tinha 11 anos. Sofri um grande trauma, com sentimentos próximo de uma depressão. O projeto me ajudou a entender todo o processo pelo qual passei. Hoje em dia, me sinto muito bem! Muitas vezes, precisamos de ajuda e não queremos admitir. Mas quando chega o momento certo e as pessoas certas aparecem na vida para te ajudar, o brilho da vida muda”.

A estudante Adriana da Silva Silva, 23, do curso técnico de Nutrição, também conta a sua experiência com o “De dentro para fora”. “Este projeto tem me ajudado muito em vários sentidos, tem transformado muitas partes da minha vida. Tenho um problema de saúde, por causa de um acidente que sofri, e isso mexeu muito com a minha cabeça. Além disso, perdi a minha mãe e isso tudo destruiu uma parte de mim. Eu andava tão tensa, que não encontrava disposição, força ou coragem para seguir em frente. Andava sempre calada com as minhas dores. Mas, graça a esta iniciativa, que chegou na minha vida no momento que eu mais precisava, hoje consigo ver as coisas de outra forma”, contou.
Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online