A Bahia, de acordo com último boletim epidemiológico divulgado ontem (01) pela Secretaria Estadual de Saúde, registra 21.430 casos confirmados de covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. A pandemia da doença já atingiu 311 municípios do estado, incluindo diversas cidades da região norte da Bahia.
Sem levar em consideração os números do município de Juazeiro, de acordo com os últimos dados divulgados, as cidades de Senhor do Bonfim, Pilão Arcado e Sobradinho registram o maiores números de confirmações da doença.
Confira as atualizações (a matéria considera os últimos boletins divulgados até às 16h de hoje):
Sobradinho
Até às 18h dessa terça-feira (02), a cidade registrava 36 casos confirmados da Covid-19. Seis deles foram confirmados ontem. Os novos paciente  uma mulher de 36 anos, uma criança de 10 anos, e um homem de 49 anos, que foram diagnosticados através de teste rápido; Os outros três casos, são de dois homens, de 47 e 35 anos, e um idoso de 81 anos, que foram testados pelo Lacen. Ainda segundo o boletim, Sobradinho possui dois pacientes recuperados (a cura clínica é registrada quando o paciente, após 14 dias de isolamento, não apresenta mais sinal ou sintoma da doença). 08 casos suspeitos estão em investigação e 210 já foram descartados. A cidade possui ainda 2 óbitos pela doença. O primeiro caso no dia 13 de maio. Dez dias depois declarou transmissão comunitária e confirmou o primeiro óbito.
Senhor do Bonfim
O município de Senhor do Bonfim apresenta um alto número de notificações para a doença: são 1.521, segundo o último boletim divulgado hoje. Desse total, 1.467 casos suspeitos foram descartados, 51 foram confirmados (sendo 44 exames de teste rápido), com 21 pacientes já com cura clínica declarada. O primeiro caso confirmado da Covid-19 no dia 11 de maio. No dia 21 de maio, a cidade registrou o primeiro óbito.
Jaguarari
Na edição do boletim de quarta, foram confirmados mais sete casos positivos da Covid-19 em Jaguarari. Com isso, a cidade continua com 31 confirmações da doença, sendo 29 delas com resultados através de teste rápido. A cidade registra 5 pacientes recuperados. 659 exames de casos suspeitos foram descartados, e, segundo a secretaria, nenhum está em investigação. O primeiro registro da doença no dia 28 de abril.
Uauá
De acordo com o último boletim, divulgado nessa segunda, o número de casos confirmados permanece em 3. Desses, dois já são considerados curados.No total a cidade possui 36 notificações. Desse total, 23 exames foram descartados e 1 aguarda resultado. O primeiro caso foi confirmado no dia 18 de maio.
Curaçá
Segundo a Secretaria de Saúde de Curaçá, até ontem (02), o município tinha 31 casos confirmados da Covid-19. A cidade contabiliza ainda 29 recuperados, e 43 casos suspeitos sendo investigados. Com isso, Curaçá já notificou 223 casos, sendo 148 exames foram descartados. O primeiro caso foi anunciado no dia 16 de abril, quando a Secretaria de Saúde também declarou transmissão comunitária.
Casa Nova
Dados dessa terça-feira apontam que não houve alteração nos números de casos positivos. Com isso, até o momento, Casa Nova possui 29 casos confirmados, destes 28 tiveram resultados por testes rápidos, e 1 através do LACEN. Já o número de casos recuperados subiu para 3. Ainda segundo o boletim, 421 casos já foram notificados e 392 casos suspeitos foram descartados. O primeiro caso foi registrado no dia 16 de abril.
Remanso
Até às 19h dessa terça-feira (01), Remanso apresenta 124 notificações da doença. Desse total, 19 foram confirmados (sendo 12 por exame laboratorial no Lacen e 7 testes rápidos), 103 descartados e outros 02 estão em investigação. Ainda segundo a secretaria, 17 pacientes já estão curados clinicamente. O primeiro caso no dia 4 de maio. O primeiro óbito foi confirmado no dia 22.
Sento Sé
A Secretaria de Saúde de Sento Sé confirmou hoje, mais 2 casos positivos da Covid-19. Os pacientes são um homem de 51 anos, que veio de cidade com transmissão comunitária, sintomático, em tratamento na Unidade Hospitalar; e uma mulher de 43 anos, assintomática, trabalhadora da área de saúde e que teve contato com o caso confirmado da doença. Com isso, a cidade possui 4 casos confirmados da doença.  Das 128 notificações, 124 casos suspeitos foram descartados. Os primeiros casos na cidade foram confirmados nessa segunda-feira (01).
Pilão Arcado
Até às 12h desta quarta-feira, a cidade contabilizava 388 notificações. Desse total, 48 casos foram confirmados (sendo 42 por testes rápidos), com 5 paciente recuperado, 338 casos suspeitos foram descartados. 2 casos está em investigação. O primeiro caso no dia 3 de maio.
Irecê
De acordo com o boletim divulgado às 21h30 de terça, a Secretaria de Saúde confirmou mais dois casos de covid-19. Trata-se de um homem de 59 anos e de uma mulher de 37 anos, ambos, no momento, em isolamento domiciliar.
Ao todo, segundo o boletim, o município possui 15 resultados positivos confirmados, sendo que 9 se encontram recuperados. 10 casos suspeitos estão em investigação e 171 casos deram negativo para a doença, segundo a secretaria. O primeiro caso foi registrado no dia 14 de abril.
Bahia
A Bahia registra 21.430 casos confirmados de coronavírus (Covid-19). Os 2.532 novos casos contabilizados no boletim epidemiológico desta terça-feira (2) refletem tão somente o lançamento, por parte dos municípios, das notificações positivas por testes rápidos que foram acumulados nas últimas semanas. Apenas este critério foi responsável pelo incremento de 1.010 novos casos. Ou seja, este número não representa pessoas infectadas nas últimas 24 horas.
Já os 35 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico referem-se a um período de 27 dias, conforme observado nos perfis detalhados. Ou seja, também não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.
Considerando o número de 18.392 casos confirmados, 6.053 recuperados e 667 óbitos, 11.672 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.683 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Os casos confirmados ocorreram em 311 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (61,35%). O boletim epidemiológico registra 41.442 casos descartados e 117.625 notificações em toda a Bahia.
Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online