A barragem de Ponto Novo chegou aos 100% de sua capacidade na tarde desta segunda-feira, (07/5), proporcionando muita alegria aos moradores do município e da região, principalmente aos produtores do Projeto de Irrigação, agora com sua capacidade total atingida, a esperança e renovada para que o projeto volte ter suas atividades de irrigação restabelecidas, pois o problema não é mais água, problema este solucionado graças ao nosso bom Deus.

População beneficiada
A barragem atende quase 300 mil habitantes, com abastecimento de água para o consumo humano, em sete municípios: Ponto Novo, Filadélfia, Caldeirão Grande, Itiúba, Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari e algumas comunidades da cidade de Caém.

Investimentos
Para a instalação do fusegate foram investidos 7,5 milhões. O dispositivo foi instalado no vertedouro da barragem elevando-o em 1,50 metros, aumentando a capacidade de reserva de água em cerca de 24%, possibilitando uma maior segurança hídrica.

Sobre o Perímetro
O Perímetro Irrigado de Ponto Novo possui uma área irrigável de 2,5 mil hectares, sendo que atualmente estão em produção 1,2 hectares, com culturas permanentes e temporárias, predominando a banana. Desse total, 725 hectares são explorados por agricultores familiares em 145 lotes de cinco hectares e 526 são cultivados por empresários, gerando 2.600 empregos diretos e 3.900 empregos indiretos, favorecendo o aspecto socioeconômico do município e do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru.

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online