De acordo com a Organização mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o que mais causa óbito entre as mulheres. Para enfrentar esse desafio e diagnosticar precocemente tal agravo, o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Saúde (SESAB), propõe realizar uma ação de rastreamento em mulheres com idade entre 50 a 69 anos, faixa etária de maior risco.
A população feminina de Jaguarari será beneficiada com os serviços da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras / Rastreio do Câncer de Mama, ferramenta importante na contribuição ao acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
O município foi contemplado com a Fase I (realização de Mamografias Bilaterais), onde serão ofertados mais de 1750 exames por meio de uma Unidade Móvel equipada com dois Mamógrafos. O evento se efetivará no período de 02 a 15 de Maio de 2017. Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deverá apresentar documento de identidade, Cartão SUS, comprovante de endereço e se possível um número de telefone para contato.
Na tarde desta quarta-feira, 12 de Abril, diversos profissionais das equipes de saúde se reuniram na Câmara de Vereadores para uma capacitação promovida pela Diretoria de Projetos Estratégicos (DIPRO/SESAB), a fim de que estejam preparados para o mutirão. Na ocasião, foi entregue o Termo de Adesão assinado pelo Prefeito Everton Rocha, afirmando o compromisso do Município em garantir a contrapartida de tudo que se fará necessário durante a passagem da Unidade Móvel em Jaguarari. O Secretário de Saúde, Cantídio Maia Neto, e seus coordenadores também não medirão esforços para que a ação ocorra de maneira organizada e que traga somente benefícios as mulheres que serão atendidas.


Atenciosamente, 


Késsia Jessine Rodrigues de Souza
Coordenadora da Atenção Básica
Decreto 017/2017

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online