O departamento de meio ambiente de Itiúba traz um importante alerta de como prevenir incêndios florestais nesse período do ano mais quente. O Bahia Sem Fogo é um programa idealizado pelo governo do Estado e tem como objetivo coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário. 


Instituições envolvidas no programa Bahia Sem Fogo:


Diversas instituições, tanto a nível municipal quanto federal, estão envolvidas no programa Bahia Sem Fogo, incluindo:


Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

Casa Militar do Governador

Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Secretaria da Saúde (Sesab)

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS)

Secretaria da Educação (SEC)

Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri)

Secretaria de Turismo (Setur)

Corpo de Bombeiros Militares do Estado da Bahia (CBMBA)


Atividades do Bahia Sem Fogo:


Combate: A Sema fornece equipamentos de proteção individual, transporte e suprimentos para as equipes em campo, paga diárias aos servidores e motoristas, além de alugar veículos e aeronaves.


Prevenção: O programa concentra esforços na prevenção de incêndios florestais, oferecendo cursos de formação para peritos, treinamento de brigadistas, realizando reuniões e oficinas com as comunidades rurais, promovendo campanhas de prevenção e sensibilização, e estabelecendo subcomitês.


Boletim Bahia Sem Fogo: A partir de fevereiro de 2017, em épocas de maior incidência de queimadas, a Sema/Inema e o Corpo de Bombeiros Militares disponibilizam informações diárias sobre as atividades de monitoramento e combate aos incêndios.


Canais de denúncia: Qualquer indício de incêndio deve ser relatado pelo número 193. Denúncias de queimadas ilegais e outros delitos ambientais podem ser feitas por meio do telefone 0800 071 1400, ou por e-mail através de denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, seja em sua sede ou em suas Unidades Regionais.


Informações em nossas redes sociais:


Instagram

https://www.instagram.com/itiuba_prefeitura/


Facebook

https://www.facebook.com/pmitiuba


Itiúba Prefeitura

O povo em primeiro lugar

Poste um Comentário