Nesta terça-feira, 25 de abril, a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim realizou a 18° Sessão Ordinária do 01° semestre de 2023, presidida pelo Vereador Idailton Galeguinho, com as seguintes matérias:  


EXPEDIENTE 


• PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO Nº 009/2023 que “concede isenção de taxa de licença de execução de obras e

urbanização de áreas particulares sobre imóveis de administração do Ministério Público do Estado da Bahia, no

município de Senhor do Bonfim-BA e dá outras providências;

 

• Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº

008, de 21 de março de 2023;

 

• Ofício nº 002/2023, oriundo do gabinete do vereador João Carlos Bernardes Pereira Júnior, que justifica a ausência do vereador na Sessão Ordinária do dia 25-4-2023, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao

exercício do mandato parlamentar na capital do Estado;

 

• Ofício nº 010/2023, oriundo do gabinete do vereador Arinaldo Urbano da Costa, que justifica a ausência do

vereador na Sessão Ordinária do dia 25-4-2023, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao

exercício do mandato parlamentar;

 

• Ofício nº 029/2023, oriundo do gabinete do vereador Cleiton Vieira Pinto, que justifica a ausência do vereador na

Sessão Ordinária do dia 25-4-2023, em virtude de se encontrar executando atividades inerentes ao exercício do

mandato parlamentar.

 

ORDEM DO DIA

 

• Parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça, Postura e Redação Final ao Projeto de Lei do Legislativo nº

008, de 21 de março de 2023;

 

• Projeto de Lei do Legislativo nº 008/2023, de autoriaconjunta dos vereadores Genilson Pereira de Souza e

Idailton Jarle Santiago do Nascimento, que “Dá nova denominação à Praça da Matriz nas Populares e dá outras

providências”.


DISCUTINDO O LEI DO LEGISLATIVO Nº 008/2023:


Vereador Quinho do Carrapichel (PCdoB): Falou que o Projeto em pauta, possui a finalidade em denominar a Praça da Matriz no Bairro Casas Populares, o nome de PADRE EDMILSON. Na oportunidade, o Vereador leu a biografia o homenageado, onde ressaltou a sua trajetória e os seus passos no caminho do SENHOR JESUS CRISTO. 


Vereador Rê do Sindicato (PT): Parabenizou os Vereadores Quinho do Carrapichel (PCdoB) e Idailton Galeguinho (UNIÃO) pela elaboração do Projeto de Lei, dizendo que a proposição é mais do que merecida. 


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Destacou os valores dos projetos que são elaborados com fito de denominar ruas, praças e logradouros, pois, segundo o Edil, há algumas pessoas que consideram esses projetos como irrelevantes.  O orador salientou a relação de comunhão que o PADRE EDMILSON possuía com comunidade, o que o fez merecer desta homenagem. O orador disse que será satisfatório aprovar esta proposição, considerando o legado do sacerdote. 


Vereador Idailton Galeguinho (UNIÂO BRASIL): Agradeceu a parceria do Vereador Quinho do Carrapichel que, juntos, protocolaram o Projeto de Lei em discussão. O orador ressaltou que o PADRE EDMILSON, homenageado, era um homem de Deus e a sua trajetória foi marcada por várias conquistas, mas sempre direcionadas ao próximo. Ainda, o orador destacou o legado do homenageado, seus feitos e o seu caminho alinhado com os planos de DEUS. 


O PROJETO DE LEI Nº 008/2023 FOI APROVADO POR UNANIMIDADE. 



ORDEM DOS INSCRITOS 


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Relatou a queixa dos profissionais que atuam na área da saúde com a falta de pagamento. O orador questionou quais foram os avanços da pasta da Saúde no Município dizendo que a Central de Marcação e a Casa de Apoio servem apenas para sentar e tomar café.  


Ainda, o orador alegou que a imprensa não transmite os seus discursos nesta Casa e afirmou que não possui dinheiro para que o seu trabalho no legislativo seja divulgado. 


Vereador Elizeu dos Temperos (PROS): Disse que o Vereador líder de oposição, Hermógenes Almeida (PT), possui amnésia por que não lembra o sofrimento dos bonfinense com a saúde pública durante o governo PT na Cidade.  


O parlamentar rebateu o discurso que o antecedeu, dizendo que o líder da oposição denominou a imprensa local de ‘Corrupta’ quando disse que não possui dinheiro para que os seus discursos sejam vinculados nos programas locais. Partindo em defesa na imprensa, o orador disse que os programas e jornais não transmite a fala do Vereador Hermógenes porque o mesmo não possui moral.  


Vereador Gilsinho do Ernesto (PSL): Anunciou o serviço de Patrolamento e cascalhamento que iniciará na estrada da comunidade do Barro. Na oportunidade, o Vereador parabenizou o Secretário de Infraestrutura pelo serviço prestado. 


Se referindo ao Vereador Hermógenes Almeida (PT), o orador disse que, diferente da gestão passada, a UPA e Hospital nunca faltou médicos como ocorria no governo do PT. 


ORDEM DAS BANCADAS


Vereador Helson de Carvalho (UNIÃO BRASIL): Relatou que foi pego de surpresa quando viu que circulava nas redes sociais fotos de cartazes colados nas portas da UPA-24h por um médico que informa a redução de atendimentos pela falta de pagamento. O orador discordou da atitude do profissional de saúde, disse que esse foi um caso isolado e afirmou que a empresa FABMEB efetuou o pagamento dos funcionários do Hospital Regional e UPA-24h, pagou o salário de alguns médicos enquanto de outros realizou uma reunião para combinar o pagamento no dia 02 de maio. Segundo o Edil, nesta reunião o profissional de saúde responsável por essa ação estava presente e foi o único que não aceitou o pagamento para o dia 02. Ainda, o orador falou que o médico agiu de maneira irresponsável e que poderia ter informado a empresa durante a reunião que queria o seu salário naquele momento. 


Vereador Cleber Nilton Babão (REPUBLICANOS): Iniciou o seu discurso parabenizando o governo de Laércio Júnior e Elizeu Rios. Na oportunidade, o orador convidou os Edis para visitarem as unidades de saúde do Município para prestigiarem o serviço da Secretária Renata Maia. Se referindo ao discurso do Vereador Hermógenes (PT) quando diz que o povo bonfinense é inteligente, o parlamentar afirmou que de fato os bonfinenses são e a prova disso foi a eleição do Prefeito atual.


Vereador Netinho do Táxi (REPUBLICANOS): Pediu para população bonfinense fazerem uma comparação da gestão atual com a antiga gestão do PT. O orador relatou a situação precária da UPA-24h durante a gestão passada que não possuía médicos para atender a população diferente da atual. 


Vereador Reinaldo José (PROS): Parabenizou a equipe da SAMU e o Presidente da Câmara que cedeu o plenário para a realização do curso de primeiros socorros disponibilizados para Guarda Municipal. 


O orador falou que ouviu o líder de oposição dizer que no passado o Vereador Elizeu dos Temperos fez parte do governo do PT, e ressaltou para os colegas que o mesmo não comungava com todas ações do seu ex - grupo político.  


Vereador Hermógenes Almeida (PT): Iniciou o seu discurso se desculpando com a população e se referindo ao discurso do Vereador líder de situação Helson de Carvalho, dizendo que não gosta nem de falar o seu nome, mas que irá citar nesta noite, pois prefere citar o nome das pessoas que o agradam e acrescentam. 


O orador disse que o governo atual é intocável e que quando é criticado a defesa surge como exame de inchu. 


Se referindo ao Vereador Netinho do Táxi, disse que em nenhum momento falou que na UPA-24h não havia atendimento médico, mas sim a falta de pagamento dos profissionais de saúde. 


Se referindo aos Edis que citaram sua fala sobre a imprensa, o Vereador rebateu dizendo novamente que não possui dinheiro para pagar a categoria e que os parlamentares querem colocar a imprensa contra o mesmo. 


PRERROGATIVA DE PRESIDENTE 


Vereador Idailton Galeguinho (UNIÃO BRASIL): Relatou que esteve na UPA-24h nesta terça-feira e se deparou com dois médicos que estavam realizando um excelente atendimento na unidade de saúde. O orador também citou que a população estava parabenizando a gestão e os Vereadores por contribuírem com o desenvolvimento da saúde pública municipal. 


Se referindo ao discurso do líder de oposição, o orador disse que mesmo fala coisa por coisa, não tem credibilidade e tenta propagar mentiras para o povo bonfinense. 


Na oportunidade, o destacou e exibiu um vídeo da novo multicentro de saúde que ofertará muitas consultas e exames para diversas especialidades, fruto de sua indicação ao Poder Executivo. 


ASCOM – CMSB – “O FUTURO DO NOSSO MUNICÍPIO PASSA POR AQUI. ”


Poste um Comentário