A localidade da Pedra do Dória, no Município de Itiúba, voltou a ser alvo de ataque de cães ao rebanho da região. Em apenas uma propriedade cerca de nove criações foram mortas na noite da última quarta – feira, 29 de março de 2023.


Os criadores locais afirmam ainda que durante toda a semana ocorreram diversos ataques em fazendas distintas e cobram das autoridades providencias para que seja feito o controle da população canina por parte do poder público.


Por coincidência as Comissões de Abastecimento, Industria, Comércio, Pecuária e Defesa do Consumidor e Urbanismo, Transporte, Transito e Meio Ambiente representada pelos Vereadores Raimundo Alves de Carvalho – Caxunxa e Paulo Pereira Moreira Junior – Juninho de Piaus e Abimael de Piaus esteve reunida na manhã desta quinta - feira, com o Secretário de Saúde, Luiz Antônio Andrade – Lula, Secretário de Agricultura, Ranulfo de Carvalho, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Érica Adorno, Veterinário, Paulo Lobo Filho, Assessores Jurídicos do Município, Dr Fred Paixão e Drª Anne e Binha Veloso – Representante da ONG EBBA, onde debateram o assunto em questão e em comum acordo, tanto os Edis quanto os representantes do Poder Público decidiram que a primeira medida a ser adotada será a realização de mutirão de castração organizado pelo Executivo e coordenado pela equipe da Secretaria de Saúde.


Segundo o Secretário de Saúde, após o recesso da Semana Santa as primeiras medidas para a realização do mesmo, serão adotadas.


Essa problemática dos ataques a caprinos e ovinos no município se arrasta, porém com o aumento do número desses ataques, os debates também têm sido constantes para a tentativa de resolução do problema. Em agosto de 2022, por exemplo, aconteceu uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Itiúba para tratar da problemática.


Cidade em Notícias

Poste um Comentário