Aconteceu na manhã e encerrou no início da tarde dessa quarta-feira, 08 de março, mais uma reunião entre o Executivo Municipal e representantes dos servidores municipais, em busca de um denominador para o data base e reajuste salarial.
Confira o que disse o prefeito Laércio Junior:
"Ontem tivemos uma reunião com os representantes dos servidores públicos municipais para debatermos a questão do ajuste salarial. Foi uma reunião muito produtiva e esclarecedora. Fizemos questão de demonstrar todas os impactos financeiros que teremos com os reajustes ofertados.
Demonstrando os valores mês a mês, por cada classe, apresentamos o montante atual quando somado com décimo terceiro integral e com o terço de férias e PRINCIPALMENTE com o impactos das verbas adicionais e também do INSS, pois o reajuste ofertado incide sobre tudo, sobre o valor global.
Após apresentarmos todos os números, respondi a todos os questionamento e dúvidas dos representantes das classes.
Deixamos bem claro para os representantes dos ACS e os ACE que o valor repassado pelo Governo Federal não dá para pagar, sequer, 40% da folha anual das classes, esclarecendo assim, a falsa informação que o dinheiro suficiente para o pagamento do reajuste do piso já estaria na conta.
Feito isso, demonstramos o nosso limite e com grandes esforços apresentamos nova proposta para recomposição, a saber:
Quem ganha atualmente o salário base de R$ 1.246,98 foi acatado a proposta do sindicato de criarmos um piso municipal, oportunidade em que propomos o valor de R$ 1.320,00 para o piso municipal retroativo ao mês de janeiro. Vale ressaltar que, caso o Governo Federal venha a aumentar o salário mínimo no mes de maio, já nos comprometemos em repassar o mesmo valor nominal para o piso municipal, ou seja, se o salário mínimo aumentar 18,00 conforme previsto para o mês de maio, iremos também repassar esses 18,00 para o piso municipal.
Aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes Comunitarios de Endemias apresentamos nova proposta, desta vez no sentido de garantirmos o pagamento do piso da classe retroativo ao mês de Janeiro, sendo que esse valor do retroativo será dividido em 4 parcelas mensais, já iniciando a primeira parcela agora no mês de março. Vale ressaltar que, como os ACS e os ACE possuem o seu piso baseado no salário mínimo, caso o Governo Federal venha a aumentar o salário mínimo no mes de maio, já nos comprometemos em repassar o mesmo valor nominal para o piso da classe, ou seja, se o salário mínimo aumentar 18,00 conforme previsto para o mês de maio, iremos também repassar o valor de 36,00 para o piso que é de dois salários mínimos.
Aos servidores que recebem acima de um salário mínimo, aumentamos consideravelmente a proposta incialmente apresentada, onde tínhamos ofertado 2% (dois por cento) e agora ofertamos 3,5% (três e meio por cento), retroativo ao mês de janeiro.
Esse impacto, representa aos cofres públicos o valor de aproximadamente 4 milhões de reais durante o ano de 2023.
Todos os presentes tiveram vez e voz na reunião e como sempre eu fiz questão de está a frente das negociações em respeito a todos os nossos servidores públicos.
Agradeço aos representantes das classes e espero que após a demonstração de todos os números tenhamos a confirmação do acordo para que assim possamos encaminhar o projeto de lei a câmara de vereadores para apreciação e aprovação dos Edis e consequentemente para o pagamento do salário já com o reajuste incorporado já no mês de março."
Postar um comentário