Agentes de Combate às Endemias de Senhor do Bonfim começaram, nesta quarta-feira, dia 29, a instalar armadilhas contra o mosquito da dengue cedidas pelo Ministério da Saúde através da ONG +  ao município de Senhor do Bonfim um dos municípios pioneiros no Brasil a utilizar a nova Armadilha "Pneu Trap 3D" que tem o aval do Ministério da Saúde para ser implantada em todo território nacional.


Armadilhas têm como objetivo atrair e capturar a fêmea do Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. 


A expectativa é de que todos os equipamentos sejam instalados até o final da semana. 


A iniciativa faz parte do projeto Mosquito Zero Inteligência no Controle de Vetores, desenvolvido pela ONG + com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim.




36 agentes que estão instalando as armadilhas receberam treinamento sobre como manusear o aplicativo Mosquito Zero, o software via celular e o equipamento de captura necessários à instalação, nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de março. 


Agora, durante a fase de implantação, os agentes foram divididos em equipes para visitarem domicílios e instalarem as armadilhas inicialmente no bairro do Bonfim III, onde concentra o maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti da cidade de acordo com os últimos levantamentos.


Os agentes foram treinados para abordar os proprietários das residências, explicar o projeto e recolher a autorização para instalação da armadilha que ficará por até 90 dias no local. 


Os profissionais irão procurar pontos que se assemelhem aos locais frequentados pelos mosquitos, como áreas externas, próximo a plantas, embaixo de tanques, entre outros. 


A tecnologia possui um feromônio, que é um atraente de oviposição, capturando fêmeas grávidas do mosquito.


No período de até duas semanas, os agentes retornarão aos domicílios para vistoriar os recipientes e retirar os ovos e possivelmente as larvas capturadas.


Essas informações serão lançadas no software para monitoramento dos níveis de infestação na localidade.


A cada visita de retorno, os insumos que atraem as fêmeas serão renovados.


Senhor do Bonfim é uma das 5 cidades baianas contemplada a participar da fase experimental do projeto que tem a  duração de 3 meses.


Serão 100 armadilhas instaladas estrategicamente, seguindo o cálculo do projeto. 


A equipe de Alex Correia que é o idealizador das armadilhas "PneuTrap 3D", está em Senhor do Bonfim para instalação e treinamento dos agentes.


Maiores informações com a Assessoria de Comunicação  do Setor de Endemias pelo telefone 74 99806-6938

Poste um Comentário