Um carro foi arrastado por uma enxurrada durante as fortes chuvas que atingem a cidade de São Gabriel, a cerca de 480 km de Salvador e apenas a 9 km de Irecê, norte do estado, que também foi atingida pela chuva. O motorista saiu ileso do veículo

Imagens gravadas por moradores e divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que o veículo é levado. [Veja vídeo acima]

Segundo a Defesa Civil da cidade, de segunda-feira (2) até esta quarta-feira (4), foram contabilizados 250 milímetros de chuva. Há registro de desabrigados e desalojados.

Com tanto volume de chuva, vários pontos da cidade ficaram alagados, como o bairro Quixabeiras, onde o carro foi engolido.

Nas imagens, dá para ver que o veículo é arrastado pela água. Pouco tempo depois, ele fica boiando. A situação ocorreu nesta quarta. Apesar do susto, o motorista passa bem.

De acordo com Amanda Batista Neiva, coordenadora de Defesa Civil de São Gabriel, além de Quixabeiras, os bairros de Lagoa do Cristal, Nova Brasília e Populares de Olívio de Alecrim também foram bastante atingidos. Ainda não há dados exatos sobre a quantidade de desabrigados e desalojados.

Amanda pontuou que não havia previsão de tanta chuva na cidade. A coordenadora explicou ainda que a Defesa Civil está em campo e que solicitou apoio para que seja decretada situação de emergência na cidade. No final da tarde desta quarta, Paulo Sérgio Luz, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), afirmou ao G1 que estava indo até a cidade para traçar um panorama da situação.

Ainda segundo a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social, junto com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realiza vistorias e faz levantamento da situação, além de disponibilizar creches para receber as famílias que necessitam de abrigo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de mais chuvas para os próximos dias. A quinta-feira (5) deverá ser marcada por tempo nublado, com chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura deve variar entre 16º C e 24º C.

A previsão é a mesma para sexta (6), quando a temperatura vai variar entre 19º C e 31º C.

Perigo de chuvas intensas

O Inmet emitiu alerta para o perigo de chuvas intensas para várias cidades da Bahia nesta quarta-feira (4). O aviso chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

De acordo com o Inmet, o perigo é para as áreas da Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano, a região do São Francisco e para as regiões norte, nordeste, oeste, sudoeste e sul da Bahia.

A previsão de volume de chuva é entre 30 e 60 mm por hora. Ventos intensos entre 60 e100 km por hora também devem ser registrados. Em Salvador, o dia segue nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

No interior da Bahia, o governo declarou situação de emergência em nove cidades por causa das chuvas. Os municípios são:

Almadina;

Coaraci;

Ibicaraí;

Ibicuí;

Irecê;

Itabuna;

João Dourado;

Juazeiro;

Lapão.

Doações

O Corpo de Bombeiros divulgou uma campanha para receber donativos para as vítimas da chuva que atinge a Bahia. Roupas em bom estado para uso, alimentos não perecíveis e água já podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) da capital e interior. É importante que as roupas estejam limpas e os alimentos sejam verificados o prazo de validade.

O objetivo é que os donativos sejam entregues o quanto antes. As equipes dos bombeiros já estão atuando em cidades como Itabuna, Irecê, Vitória da Conquista e Rio de Contas, cidades mais atingidas pelo alto índice pluviométrico. Os trabalhos acontecem em conjunto com as defesas civis municipais. (G1 Bahia)

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online