Dentre as espécies flagradas estavam madeiras serradas quarubatinga, mandioqueira, táxi-amarelo, quaruba-rosa nos perfis vigas, ripas e sarrafos.

Na manhã de ontem (08), um caminhão carregado com quase 35 m³ de madeira transportada irregularmente foi apreendido pela PRF em Senhor do Bonfim (BA). A ação foi registrada por volta das 9h30, quando os agentes federais fiscalizavam o KM 117 da BR 407.

Ao abordar um caminhão modelo IVECO/STRALISHD, os PRFs solicitaram do seu condutor a documentação de origem comprobatória da carga. O homem por sua vez, apresentou uma guia florestal na qual não constava a placa do veículo em questão, tampouco nenhuma outra placa. Esse tipo de supressão da informação, além de tornar o documento irregular, abre precedente para que a mesma guia seja reutilizada várias vezes por outros transportadores, indo de encontro às permissões ambientais.

As cargas de madeira necessitam ser acompanhadas de nota fiscal e documento de origem florestal ou guia florestal. Qualquer irregularidade entre os documentos ou entre eles e a carga, tornam os documentos inválidos e a carga ilegal.

Indagado pela equipe, o condutor informou que carregou o veículo com a madeira na cidade de Barcarena (PA) e que a transportaria até Jacobina (BA), sem desconhecer qualquer irregularidade da carga.

Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência para o motorista e este assinou, também, o Termo de Compromisso se comprometendo a comparecer na audiência do Juizado Especial Criminal (JECRIM) para responder por suas condutas.

Veículo e carga estão à disposição do INEMA local para adoção das medidas administrativas cabíveis.

Somente esse ano, a PRF na Bahia já realizou a apreensão de 800,00 m³ de madeira nas rodovias federais que cortam o estado.

Agência PRF

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online