O ex-secretário da Cultura, Jorge Portugal, morreu na noite desta segunda-feira, 3, no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador. De acordo com a unidade de saúde, ele faleceu por volta das 20h15 (horário de Brasília), de falência cardíaca aguda.
O professor deu entrada, na tarde desta segunda-feira, na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiovascular da instituição. Portugal foi atendido em sua residência por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e, até o caminho para o Hospital, ele teria sofrido quatro paradas cardíacas.
Natural da cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, Jorge Portugal completaria 64 anos nesta quarta-feira, 5 de agosto. Ele também era poeta compositor e letrista, com parcerias de sucesso com Roberto Mendes e Raimundo Sodré.
Por fim, a diretoria do HGRS apresenta sua solidariedade aos familiares e amigos ao tempo que se coloca em oração.
Luto na capital e no estado
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), lamentou a perda do professor e ex-secretário. O gestor estadual decretou luto no estado nesta terça-feira, 4. Em nota, Rui também exaltou Jorge Portugal, classificando-o como "um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista".
Em seu perfil no Twitter, o prefeito ACM Neto lamentou a morte de Jorge Portugal: "A Bahia perde hoje um grande professor, poeta e compositor que trouxe valorosas contribuições para a educação e cultura da nossa terra. Que Deus conforte os familiares e amigos de Jorge Portugal neste momento de profunda dor. Mãos dadas".
Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online