Aos 16 dias do mês de junho de 2020, foi deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, a OPERAÇÃO CATTUS, com apoio técnico da COELBA (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e DPT (Departamento de Polícia Técnica), para a execução dos mandados de busca e apreensão e desligamento de ligações clandestinas de energia, da OPERAÇÃO CATTUS.
Foram cumpridos 06 (seis) mandados de busca e apreensão na região do Pacuí, e adjacências, na zona rural de Campo Formoso/BA, sendo fragranteadas 04 (quatro) pessoas pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e furto de energia elétrica.
Conforme as investigações, desencadeadas após notícia crime realizada pela Companhia Elétrica, 04 imensas propriedades rurais da região do Pacuí, dedicadas a agricultura e pecuária intensivas, também uma pousada e um posto de gasolina, na mesma região, pertencente a um dos agricultores, estariam realizando suas operações a partir do furto de energia elétrica. O prejuízo estimado pela empresa concessionária do serviço público e a dívida de impostos estaria no montante de aproximado de 385.294,00 R$ (trezentos e oitenta e cinco mil, duzentos e noventa e quatro reais). A energia furtada, cerca de 744.694 KW/h,  seria suficiente para abastecer 4.964 residências.
2
Apesar do direito líquido e certo da companhia elétrica adentrar os imóveis, capatazes sempre os impediam em verdadeira afronta às instituições deste país.
Durante as operações foram apreendidos: 06 (seis) transformadores instalados ilicitamente na rede elétrica de alta tensão, fios, e 03 armas de fogo.
Os flagranteados estão presos a disposição da justiça.
3
É importante esclarecer à população que esta operação traz impacto direto à economia doméstica e dos consumidores de energia em geral, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. A geração e a distribuição de energia são serviços públicos cujo os custos são repartidos entre toda a sociedade. Assim enquanto os grandes produtores rurais flagranteados hoje furtando energia estavam obtendo grandes lucros, o cidadão estava empobrecendo, pagando pelo custo dos desvios de energia.
Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online