A pandemia da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, já atingiu 357 municípios da Bahia, incluindo os localizados na região Norte do Estado. Os números vêm crescendo nas cidades dessa região, conforme apuração do PNB. Com exceção de Remanso e Uauá, que não apresentam novos casos há mais de uma semana, as demais cidades vivem um efeito contrário, com a confirmação de novos casos nos últimos dias.
Sem levar em consideração os números do município de Juazeiro, de acordo com os últimos dados divulgados, as cidades de Sobradinho, Senhor do Bonfim e Curaçá registram o maiores números de confirmações da doença. Casa Nova também se destaca pelo crescimento do número de casos.
O PNB não teve acesso aos dados recentes da cidade de Pião Arcado, e está tentando contato com a Secretaria.
[a matéria considera os últimos boletins divulgados até às 9h desta segunda-feira (15)]
Sobradinho
Até às 18h deste domingo (14), a cidade registrava 90 casos confirmados da covid-19 (sendo quatro confirmados nesse último boletim). Ainda segundo o boletim, Sobradinho possui 22 pacientes recuperados (a cura clínica é registrada quando o paciente, após 14 dias de isolamento, não apresenta mais sinal ou sintoma da doença). 6 casos suspeitos estão em investigação e 416 já foram descartados. A cidade já confirmou 7 mortes pela doença.
O primeiro caso foi registrado em Sobradinho no dia 13 de maio. Dez dias depois, a cidade declarou transmissão comunitária e confirmou o primeiro óbito.
Senhor do Bonfim
O município de Senhor do Bonfim apresenta um alto número de notificações para a doença: são 1.628, segundo o último boletim divulgado na noite de ontem (14). 1.554 casos suspeitos foram descartados, 70 foram confirmados (o último caso confirmado em 13.06), com 43 pacientes já com cura clínica declarada.
O primeiro caso confirmado da covid-19 foi registrado no dia 11 de maio na cidade. No dia 21, Sr. do Bonfim registrou o primeiro óbito.
Curaçá
Segundo a Secretaria de Saúde de Curaçá, em boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (15), o município permanece com 48 casos confirmados da covid-19 (os quatro últimos casos foram confirmados em 10.06). A cidade contabiliza ainda 44 recuperados e 41 casos suspeitos sendo investigados. 216 exames foram descartados.
O primeiro caso foi anunciado no dia 16 de abril, quando a Secretaria de Saúde também declarou transmissão comunitária.
Casa Nova
Dados de ontem apontam que Casa Nova possui 44 casos confirmados (os dois últimos casos foram confirmados em 13.06). O número de casos recuperados subiu para 18. Ainda segundo o boletim, 812 casos suspeitos foram descartados.
O primeiro caso foi registrado no dia 16 de abril. Casa Nova já registra 3 óbitos, todos anunciados entre sexta-feira (12) e ontem.
Jaguarari
Na edição do boletim de sábado (13), o último divulgado, Jaguarari apresenta 44 confirmações da doença (os dois últimos casos confirmados em 12.06). A cidade registra 31 pacientes recuperados. 780 exames de casos suspeitos foram descartados, e, segundo a secretaria, nenhum está em investigação.
O primeiro registro da doença na cidade foi no dia 28 de abril.
Irecê
De acordo com o último boletim sábado, o município possui 34 resultados positivos (nesse boletim foram divulgados dois novos casos), sendo que 18 se encontram recuperados. 3 casos suspeitos estão em investigação e 1.523 deram negativo para a doença, segundo a secretaria, após realização de testes rápidos.
O primeiro caso foi registrado no dia 14 de abril. Irecê também já registra 1 óbito.
Remanso
Até às 19h de sábado, Remanso apresentava 21 casos confirmados (o último caso confirmado foi em 04.06) e 152 suspeitos descartados. Ainda segundo a secretaria, 20 pacientes já estão curados clinicamente.
O primeiro caso no dia 4 de maio. O primeiro óbito foi confirmado no dia 22.
Sento Sé
A Secretaria de Saúde de Sento Sé soma 20 casos confirmados da doença (o último caso confirmado em 10.06). Das 352 notificações, 332 casos suspeitos foram descartados. Nenhum paciente está recuperado, segundo o último boletim divulgado na sexta-feira (12).
Os primeiros casos na cidade foram confirmados no dia 1º de junho.
Uauá
De acordo com o último boletim divulgado no sábado, o número de casos confirmados permanecem 4 (o último caso foi confirmado em 04.06)Todos já são considerados curados. No total, a cidade possui 43 notificações. Desse total, 33 exames foram descartados e 1 caso suspeito aguarda resultado.
Os primeiros casos foram confirmados no dia 18 de maio.
Pilão Arcado
O último boletim da cidade que o PNB teve acesso é do dia 3 de junho, quando a cidade contabilizava 388 notificações. Desse total, 48 casos foram confirmados (sendo 42 por testes rápidos), com 5 pacientes recuperados, 338 casos suspeitos foram descartados e 2 casos em investigação.
O primeiro caso foi registrado no dia 3 de maio.
Bahia
A Bahia registra 36.401 casos confirmados de coronavírus, o que representa 19,21% do total de notificações no estado. O boletim epidemiológico ainda contabiliza 15.486 pessoas recuperadas, 1.105 óbitos e 19.810 indivíduos monitorados pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 357 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (54,97%). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 71.532 casos descartados e 81.601 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (14).
Na Bahia, 5.162 profissionais da saúde foram confirmados para covid-19.
Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online