Projeto Amparo desenvolvido pela Prefeitura de Jaguarari supera expectativas ao dar suporte psicológico a jovens do município -->

Iklan Semua Halaman

Projeto Amparo desenvolvido pela Prefeitura de Jaguarari supera expectativas ao dar suporte psicológico a jovens do município

Valtenei Santos
12 de dezembro de 2019
A prefeitura de Jaguarari, em conjunto as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, está realizando junto a jovens alunos da rede municipal, o Projeto Amparo: “Con (Versando) com as Emoções”. Desde o inicio do mês de novembro, a administração municipal vem proporcionando o acolhimento necessário e dando suporte para ajudar jovens que “gritam por socorro”.
O Projeto Amparo vem mudando a realidade desses alunos com idades entre 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. A execução desse projeto trouxe cuidados psicológicos sob uma nova perspectiva, tendo por meta estimular diversas habilidades do cotidiano: amadurecimento emocional, aproximação entre escola, público estudantil e família, desenvolvendo compreensões básicas de autocuidado e socialização entre professores e adolescentes.
Durante visita feita ao projeto, o prefeito Everton Rocha afirmou que ele será expandido no próximo ano. “Iniciamos esse projeto visando ajudar os nossos jovens que durante o mês de setembro quando foram realizadas palestras sobre automutilação, depressão e suicídio, percebemos que precisávamos ir além e proporcionar socorro a esses jovens que de alguma forma pedem ajuda. No retorno do projeto em 2020 iremos ampliar o atendimento, atendendo um quantitativo ainda maior desses jovens das nossas escolas municipais”, anunciou o prefeito.
Durante os encontros realizados com os jovens atendidos pelo projeto, são desenvolvidas dinâmicas e atividades de relaxamento. Em um desses encontros os jovens registraram a importância do Projeto Amparo em suas vidas.
Veja alguns depoimentos emocionados: O aluno P.W.A disse: Desde que iniciei no projeto Amparo parei de me cortar e seguir minha vida mais feliz. Já a jovem M.R.C afirmou: Está me ajudando a sorrir direito, mesmo triste estou sendo uma pessoa melhor, pois eu me sentia um lixo, já tinha tentado me suicidar, mas depois do amparo, mudei muito. Outro aluno J.M.R afirmou: Me fez ficar mais forte, aprendendo muitas coisas, aprendendo a controlar minha ansiedade. Obrigado Amparo! A aluna V. L. disse: Estava precisando, passei por momentos difíceis, me ajudou muito.
“Observamos que o Projeto Amparo é um marco na educação municipal de Jaguarari. Pois esta ação promove saúde, amadurecimento emocional e relacional dentro da escola e até mesmo no âmbito familiar. Eles se sentem confortáveis para expor as mais diversas vulnerabilidades. Podem externar suas frustrações, o choro reprimido, conflitos vivenciados dentro e fora de casa, além de outras afetações. Acabamos também aprendendo muito com eles”, pontuou a coordenadora do projeto, Lara Benares.
Na próxima quinta-feira (12), os jovens atendidos pelo Projeto Amparo farão um divertido passeio de confraternização, marcando o encerramento do projeto neste ano de 2019, devendo retornar suas atividades com o inicio das aulas da rede municipal de ensino, onde será expandido para outras escolas municipais.