Ads Top

Criança de três anos morre em Petrolina após choque elétrico em carregador de celular

Uma tragédia chocou a equipe da UPAE/Imip em Petrolina, nesta quinta-feira (24). Por volta do meio dia, uma criança de apenas 3 anos de idade deu entrada na unidade médica, vítima de um choque elétrico que aconteceu a partir do contato da menina com um celular que estava com o carregador na tomada. Mesmo após quase uma hora de tentativa para reanimar a garotinha, ela acabou vindo a óbito.

“Não há palavras para descrever tamanha tragédia. Aqui na Unidade nós não atendemos criança, mas eventualmente chegam casos como esse. Fazemos de tudo para tentar salvar vidas, mas nem sempre é possível”, lamentou a coordenadora geral, Graziella Franklin.

Diante do fato, a direção da UPAE/Imip aproveitou para alertar a sociedade sobre os perigos relacionados ao mau uso do celular, visto que mexer em aparelhos eletrônicos enquanto eles estão sendo carregados pode trazer uma série de perigos, como o risco de explosão ou descarga elétrica.

“Manuseá-los durante o carregamento da bateria pode provocar o superaquecimento, especialmente em celulares com as opções de carga rápida ou turbo, devido à grande quantidade de energia e volts utilizadas na ação”, explica o técnico em segurança do trabalho, José Guilherme Castro.

Cuidados

O ideal é não mexer no celular enquanto ele estiver carregando. O aparelho, de preferência, deve estar desligado. “Também não o deixe carregando em cima da cama ou embaixo do travesseiro ligado na tomada. O aparelho pode ter um curto-circuito e provocar um incêndio na sua cama, enquanto você está dormindo”, alerta o profissional.

Em caso de choque elétrico, o correto é cortar ou desligar a fonte de energia; afastar a pessoa da fonte elétrica que estava provocando choque (deve-se usar materiais não condutores e secos, como madeira, plástico, panos grossos ou borracha); e chamar uma ambulância, ligando para o Samu 192; se a pessoa estiver consciente, tentar acalmá-la; se estiver inconsciente, mas respirando, deitá-la de lado colocando-a em posição lateral de segurança; se estiver inconsciente e não respirando, iniciar a manobra de reanimação até a chegada da ajuda médica (se estiver apto a isso).

Fonte: Blog do Carlos Britto
Tecnologia do Blogger.