Um dos maiores líderes cooperativista da Bahia, o jaguarariense, José Paulo Crisóstomo Ferreira, o ‘Zé Paulo’, foi nomeado como Secretário Executivo do Conselho Estadual de Cooperativismo  (Cecoop) – órgão vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 3 de maio.
Zé Paulo que já é coordenador de microcrédito e finanças solidárias da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), assume o  cargo em regime de substituição a Deyvid Souza Santos. Como secretário, ele terá como atribuições coordenar as ações do Conselho do Cooperativismo, promover a articulação das ações dos representantes do Governo e da Sociedade Civil que fazem parte do referido Conselho, bem como fomentar as políticas públicas prevista na lei Estadual do Cooperativismo de número 11.362.
História nas lutas sociais - Natural de Jaguarari e luzense de coração (Santa Luz, onde mora), Zé Paulo foi um dos fundadores da Unicafes e do Sistema Ascoob, das quais atua como dirigente. Além disso, teve participação ativa na fundação do Centro de Apoio aos Interesses Comunitários (Ceaic), Rádio Comunitária Santaluz FM, entre outros.
Zé Paulo também possui uma longa história política, tendo como destaque sua militância de mais de 30 anos no Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual chegou a alcançar o posto de suplente de deputado federal. Atualmente, é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Representação nacional

Zé Paulo representa a Bahia em evento nacional em Santa Catarina. (Foto: Divulgação/Cresol)
Na segunda-feira (30/04), em Santa Catarina, Zé Paulo participou das Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária da Cresol Confederação – Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária – e foi reeleito vice-presidente da entidade. O presidente da Ascoob Central Cosme Arisvaldo também participou do evento e foi eleito como membro do conselho de administração. A solenidade foi realizada na cidade de Chapecó e reuniu cerca de 40 dirigentes das Centrais Cresol Baser, Cresol Central, Cresol Sicoper e Ascoob, os quais elegeram os dirigentes que assumem os Conselhos para o mandato 2018 a 2022. 
A Cresol, maior Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Brasil, conta com mais de 450 mil cooperados em nove estados brasileiros, além de 3.332 funcionários. 
“Na Cresol vou trabalhar para o fortalecimento do Cooperativismo de Crédito do Nordeste. Vamos também trabalhar para que o Sistema Ascoob possa ter uma parceria internacional, através da Confederação que assinou um Termo de Cooperação com a Dejardins em Quebec, no Canadá”, destacou Zé Paulo.  

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online