Desde o mês de setembro de 2015 que o poço artesiano localizado na Rocinha, que fica a 30Km da sede do município está desativado, foram exatos 18 meses sem funcionar, um descaso da gestão anterior que deixou este e outros poços ficarem desativados, sem uso, quebrados e sucateados, o que poderia em tempos de crise de seca amenizar a falta d’água para o consumo humano e de animais. Ao assumir a administração o Prefeito Everton Rocha solicitou do Secretário de Agricultura que tomasse as devidas providências para que todos os poços fossem reativados, por sua vez o secretário juntou toda equipe e se empenhou na resolução do problema, segundo o secretário,  o Sr. Celso Bonfim, serão reativados ao todo 23 poços artesianos, e estudos estão sendo feitos para que sejam perfurados outros em regiões que exista necessidade. 
Em parceria com a CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, a prefeitura vem realizando várias ações no combate à seca, com a ativação desse poço que tem uma vazão estimada em até 18 mil litros d’água por hora, irão ser beneficiadas várias  localidades entre elas: Rocinha, Morro Branco, Conceição, Xique-Xique e Santo Antônio atendendo a centenas de famílias. Além dessas comunidades o poço que foi reativado ontem quarta-feira (15) tem capacidade para abastecer entre 12 e 15 carros pipa por dia e todas as caixas d’água. Para a reativação do poço foi feito uma nova instalação mecânica e elétrica, foram instalados uma nova bomba para captação de água, um novo quadro elétrico e todo o Kit completo para o funcionamento.
Para a comunidade foi um momento de muita alegria a volta do funcionamento do poço, a felicidade das famílias das comunidades contempladas e indescritível.
Para o morador da comunidade da Rocinha o senhor Manoel de Oliveira a satisfação de ter a água para saciar a sede da família  e dos animais e gratificante. “Estamos muito felizes e queremos aqui deixar os nossos agradecimentos ao prefeito Everton Rocha ao Secretário de Agricultura Celso Bonfim, a CERB, ao Sr. Zezinho do Jacunã (José Ferreira da Silva Diretor de Recursos Hídricos) e a todos da prefeitura de Jaguarari que atenderam as solicitações de toda a comunidade, obrigado a todos”.
O Secretário  de Agricultura disse que várias  ações ainda serão feitas, agradeceu a CERB pela parceria e comentou o estado em que foram encontrados os poços. “um total abandono, poços sem estrutura, sucateados, equipamentos desaparecidos, foi assim que encontramos os poços, logo no primeiro dia de gestão,  de pronto montamos uma equipe para solucionar os problemas que são muitos. Estamos mais tranquilos naquela região, mas ainda há muito a ser feito.  Na comunidade da Rocinha também será feito a reativação do dessalinizador de água para o consumo humano”. Afirmou o Secretário.


ASCOM | PMJ
FOTOS / EWERTON MARCOS

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online