Hoje simbolicamente ainda comemoramos o Dia da Poesia, que foi uma homenagem ao Grande Poeta Baiano Castro Alves nascido nessa data. Recentemente mudaram essa data e sancionaram uma lei que estabelece o Dia Nacional da Poesia para o dia 31 de Outubro, dia do nascimento do Grande Poeta Mineiro Carlos Drummond de Andrade. Não sou eu, um mero Poeta Baiano que vou entrar na discussão de qual dos dois poetas merece mais a homenagem do dia da poesia, pois admiro a obra dos dois e me inspiro nos seus escritos. Acredito que todo dia é dia de Poesia, então hoje 14 de Março e no dia 31 de Outubro vamos celebrar os dois dias da Poesia com semana de sabores poéticos nas entranhas da alma. 
Meu desejo ardente no momento é de colocar pra fora o que sinto referente ao momento atual da nossa realidade. Estamos atravessando um momento no qual a Poesia vem perdendo seu real valor na sociedade. Antigamente ouvíamos mais os poetas apaixonados, romances, versos, estrofes regados de sentimentos sem maquiagem nenhuma, hoje com a tal “modernidade líquida” como relatou Zygmunt Baumam, atravessamos juntos uma ponte que nos levará há algum destino, esse que ainda acredito ser capaz de reverter a situação e fazermos valer a pena o valor que existe em cada essência.
Convoco todas as escolas, alunos, crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas diversas a brindarmos nossa missão de cada dia que é dotada de simples e pura poesia. Posso enxergar Poesia nos olhos do meu semelhante que carrega na sua identidade marcas do tempo, valores que formam uma conduta e que tornam o mosaico da existência uma deliciosa caminhada por estradas do âmago do próprio ser.
Vitor Hugo disse, “a poesia é o que há de íntimo em tudo”, então que façamos dessa intimidade uma aventura única pelo universo do livro que carregamos dentro de nós mesmos, esse livro devemos escrever a cada dia páginas das vivencias, os sabores e dissabores, alegrias e tristezas. Tenho certeza que com um toque de Poesia esse livro ficará mais leve, envolvente e tenaz. 


Eis aqui um gole de Poesia:

Poetas e poetisas da vida
Aproveitem cada segundo
Criando novas possibilidades
De inventar e sacudir o mundo
Regando a essência no dia a dia
Semeando o enlace profundo

Vamos fortalecer nossos elos
Unidos por um ideal poético
Sabedores que é importante
Provar do sabor predileto
Basta olhar pra frente e continuar
A caminhar nesse futuro incerto

Sou feliz por lapidar esse dom
De inventar o mundo com maestria
Com um lápis na minha mão
Estabeleço minha simples magia
E serei profundamente apaixonado
Pela beleza exuberante da POESIA



Escritor e Poeta Matheus Diniz
CONTATOS:
CEL: (74) 999652002
EMAIL: matheusdiniz_jaguarari@hotmail.com
INSTAGRAM: @escritormatheusdiniz
Fanpage: @escritormatheusdiniz

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online