O “Grande Encontro da Agricultura Familiar”, promovido por entidades não governamentais, dentre elas o CECASP (Centro de Cultura e Assistência Social da Paróquia de Jaguarari) aconteceu na manhã desta sexta-feira, 17/03. Conforme foi amplamente divulgado, o “Encontro” seria marcado com a entrega de mais de 2.000 (duas mil) cisternas para pequenos agricultores e, principalmente, seriam discutidas políticas públicas em prol de novos projetos sociais para Jaguarari. Pois não foi isso o que de fato aconteceu. O que foi visto e ouvido por todos os presentes foi um clima inteiramente eleitoral e politiqueiro. Em certos momentos a sensação de embate entre duas torcidas, como em uma partida de futebol, evidenciava-se. 
Típico de um município que traz em sua formação política partidarista e não coletiva, organizadores de eventos que reúnam em um mesmo ambiente, oposição e situação, devem zelar pelo nome do evento e também pelas pessoas ali presentes. Sabedores do real objetivo, ao qual foram convidadas as pessoas, quem dirige o cerimonial, jamais, em hipótese alguma, deve enaltecer qualquer que seja a figura política ali presente, salvo quando se tratar de alguém que mereça destaque, desde que, não haja conflito de interesses, agindo assim, evita-se o desgaste e o descrédito de futuros “encontros”.
Ao analisarmos e ouvirmos algumas pessoas presentes, confirmamos o que notávamos no evento: a tentativa dissimulada em utilizar a presença de uma grande plateia para medir forças políticas da anterior com a atual gestão. Não ficou, em momento algum, salvo nas falas de dois oradores, a seguir descritos, evidências suficientes que comprovassem o fiel cumprimento do “encontro”, apenas a real comprovação de que o ex-gestor, retrocedeu ao passado (Centro de Cultura), local de onde despertou para a carreira de chefe do executivo.
Conforme falamos no título, duas falas salvaram o “encontro”: O Vereador Valdemilson (Val do Jacunã) e o prefeito Everton Rocha.
Em seu discurso, o prefeito atual, Everton Rocha, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado momento em que o parabenizou pelos grandes trabalhos realizados em Jaguarari. Segundo o prefeito, Rui Costa mostrou-se preocupado com a seca que afeta a população jaguarariense e recebeu de suas mãos requerimentos pedindo ajuda em cestas básicas, frentes de serviços, carros pipa e recuperação das estradas vicinais. Ao perceber a animosidade por parte de algumas pessoas ligadas ao ex-prefeito, Everton disse que: “(...) A união faz a força. O momento não é de discussões, de intrigas, ou de vivenciar campanhas. É momento de união de forças. Não dá para torcer contra o município. Muitas famílias vivem um momento crítico. Muitas famílias vivem um desemprego e não dá pra alegrar ou dar risada com o desemprego. Não é hora disso. A hora agora é unir forças e ajudar as famílias que mais precisam”. Everton ainda falou sobre o início das obras da estrada de Santa Rosa e a nova casa de apoio à saúde em Salvador.

Já o Vereador Val, ao contrário de outros palestrantes, frisou na valorização dos trabalhadores, que durante todo este tempo tem, se dedicado na construção das cisternas e relembrou as mais de 3.000 (três mil) já implantadas no município. Mostrou a sua preocupação com a seca que afeta o homem do campo, o mais atingido. Chamou o prefeito [Everton Rocha] para a audiência pública, no próximo dia 22, que tratará sobre a questão da água. Do mesmo modo que o prefeito, Val, ao perceber o clima de “torcida”, por parte de alguns, falou da união entre todos: “(...) Nós temos que se unir. O palanque político já acabou! Agora é hora de todos se unir. A nossa bandeira é o povo de Jaguarari! Por isso nós temos que ficar juntos para que Jaguarari possa ter mais benefícios”. Aproveitando a presença dos Deputados Roberto Carlos e Fatima Nunes, lembrou-os as eleições estão perto e que precisam mostrar mais trabalhos, porque o povo vai observar quem [deputado] faz alguma coisa e que merece o voto quem o faz. Por fim, o vereador usou da expressão dita anteriormente pelo prefeito: “A união faz a força”. Sobre projetos, Val alegrou a todos quando confirmou a conquista do Centro de Comercialização de Caprinos e Ovinos (com 16 currais) a ser instalado no Distrito de Santa Rosa de Lima, mais cisternas para o homem do campo, cisternas de produção, quintais produtivos, programas Bahia Produtiva e Pró Semiárido.
Em resumo, eram isso que o povo queria ouvir: projetos reais, propostas viáveis e concretos. Não discursos pautados exclusivamente em “flash back”. Esperamos que este “evento” tenha servido de laboratório para outros que venham a acontecer e que os mesmos erros não aconteçam, pois as pessoas tem outros afazeres pra ter que desperdiçar seu tempo com discursos vazios e política fora de hora.

Veja todas as fotos do evento clicando AQUI

Jaguarari Online

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online