No dia internacional da mulher, nossa equipe conversou com a Delegada da Polícia Civil de Jaguarari, Maria Elisa Padilha, que falou sobre os direitos da mulheres quanto as agressões praticadas por seus companheiros e/ou companheiras. Na oportunidade foi esclarecido à nossa equipe que a Lei Maria da Penha cobre toda e qualquer agressão à mulher que seja dentro do âmbito familiar, ou seja, não apenas aquelas que envolva marido e mulher, mas toda aquela em que haja uma relação de afeto, o que pode ser enquanto a relação é de namoro ou entre duas companheiras na relação homo afetiva.
Dra. Maria Elisa destacou a diminuição das agressões às mulheres, por parte de seus companheiros, pelo fato delas sentirem que tanto ela quanto a sua equipe vem dando maior atenção a este tipo de violação de direitos e, assim terem ido mais em busca destes direitos e também pela boa atuação do poder judiciário local que tem sido um grande parceiro ao trabalho da Polícia Civil, além, claro da rede de apoio do CAPS, CREAS, CRAS e CT, o que a tem deixado bastante feliz.
Quanto à procura da delegacia, pelas mulheres, a procura ainda é maior pelas mulheres da sede e de Pilar pelo fato, de modo geral, destas possuírem um maior conhecimento e informação de seus direitos. Provavelmente os fatores que tem sido o ponto chave para esta barreira, em relação a zona rural, seja a dependência patrimonial, mas que sempre orienta as mulheres que procuram a delegacia a buscarem imediatamente um advogado para dar entrada ao pedido de pensão alimentícia.
Elisa Padilha enfatizou a importância das mulheres, sempre que tiverem seus direitos ceifados, irem a delegacia e o cidadão que souber de algum tipo de agressão à mulher, que denuncie pelo número 180 (disk denúncia), de forma anônima e gratuita, mas não usar este canal para passar trote.

Por fim, Maria Elisa deixou uma mensagem às mulheres:

“Parabenizo a todas as mulheres pelo nosso dia. Sou avessa à comemoração apenas neste, pois todos os dias é dia mulher. Somos guerreiras e temos múltiplas funções e preocupações, diferentemente dos homens, e conseguimos dar conta de tudo. Deixo o pedido que cada uma de vocês, mulheres, não deixem que a dignidade de vocês seja atingida e que se sentir atingida, seja no âmbito familiar ou social, procure a delegacia que estaremos aqui para defender os seus direitos. Desejo a todas um feliz dia das mulheres a todas as mulheres jaguarienses!”

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online