Quinze prefeitos das regiões do Piemonte Norte Itapicuru, e Diamantina, preocupados com a saúde pública de seus municípios, na manhã desta quinta feira (09), lotaram o auditório do Novo Leste Hotel em Senhor do Bonfim.

Além dos prefeitos, Secretários de Saúde e a imprensa, também participaram da reunião o Coordenador Estadual do Consórcio da Saúde na Bahia e o  responsável pela implantação das Policlínicas no Estado do Ceará.

O encontro foi Coordenado pelo prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, Presidente do Consórcio do Piemonte Norte Itapicuru, a reunião teve como objetivo apresentar para os prefeitos convidados o projeto da Policlínica e falar sobre a criação do Consórcio da Saúde.

Os representantes do Governo do Estado deixaram claro: “para que a população seja beneficiada com os serviços da Policlínica o projeto Consórcio da Saúde terá que ser enviado para as câmaras de vereadores para ser aprovado “explicou.

Depois da criação do Consórcio da Saúde o governo do estado fica responsável pela construção da Policlínica, onde serão investidos mais R$ 23 milhões coma a construção e compra de equipamentos.

Quem vai manter a Policlínica?  Informações que o Governo do Estado entraria com 60% e os municípios participantes ficariam com responsabilidade de repassar os 40% restante,  esse valor  seria descontado de forma automática pelo estado e repassado os recursos para a Policlínica.

No decorre da reunião, o que mais chamou a atenção dos prefeitos de Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Pindobaçu, Itiúba, Jaguarari, Antônio Gonçalves, Andorinha, Caldeirão Grande,  Filadélfia e Ponto Novo, foi quando os representantes do Governo do Estado anunciaram que os serviços da Policlínica  também seriam estendidos para os municípios que fazem parte do Consórcio da Diamantina, que compreendem os municípios de Jacobina, Caem, Capim Grosso, Miguel Calmon,  Mirangaba, Ourilândia,  saúde, Serrolandia,  Umburanas, e Várzea Nova.

Informações que nesse primeiro momento,  a grande preocupação do Governo do Estado não é onde a Policlínica  será construída, se em Jacobina,  ou , em Senhor do Bonfim,  e sim,  com a criação do Consórcio da Saúde.

Em fevereiro de 2016, quando esteve em Senhor do Bonfim o Governador Rui Costa, pediu aos prefeitos do Piemonte Norte do  Itapicuru pressa na criação do Consórcio da Saúde, e garantiu que a Policlínica seria construída em Senhor do Bonfim.

Vamos aguardar até por que agora com a junção dos Consórcios,  cada um com dez municípios,   temos certeza que Jacobina vai desejar que a Policlínica seja construída na região do Consórcio da Diamantina.

O prefeito de Saúde Sérgio Passos, que faz parte do Consórcio da Diamantina, parabenizou o governo do estado pelo projeto  e defendeu que a construção da Policlínica fosse em Senhor do Bonfim.

Já o prefeito de Ponto Novo Tiago Venâncio, conversando com  a equipe do ivansilvanoticia, ressaltou que apenas uma Policlínica para atender mais de vinte municípios,  isso poderia se tornar em uma grande aglomeração de pessoas,  o certo,  segundo o prefeito,  seria o governo construir duas Policlínicas,  uma para servir os municípios do Piemonte Norte Itapicuru e outra para os municípios da Chapada Diamantina.

Na avaliação dos quinze representantes dos municípios que participaram do encontro, a reunião foi positiva.

Outras reuniões serão agendadas.

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online