O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) conseguiu incluir no orçamento da União de 2017 recursos da ordem de R$ 15 milhões, com destinação à Codevasf, para a elaboração do projeto básico do Canal do Sertão Baiano. “Relator do orçamento, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) acolheu nosso pedido. Senão, esse projeto de suma importância ficaria parado, depois de ter sua viabilidade atestada nos estudos realizados”.
Também chamado de Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, o Canal do Sertão Baiano é um sistema adutor de multiuso com captação na margem direita do Rio São Francisco, que tem por finalidade reforçar o suprimento de água das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Paraguaçu, Jacuípe, Curaçá-Vargem, Macururê, Tourão-Poções, Itapicuru e Vaza-Barris.
A medida depois de executada vai garantir a segurança hídrica a 44 municípios do semiárido baiano, além de assegurar a implantação total dos 30 mil hectares do Projeto Salitre de Irrigação e não apenas os atuais cinco mil hectares. “Demos mais um passo importante para transformar em realidade o Canal do Sertão Baiano que, além de levar água para o abastecimento humano, vai criar condições ao desenvolvimento social e econômico de uma região massacrada pela seca”, assinala Aleluia.
Ex-prefeito de Juazeiro, uma das cidades que serão atendidas pela iniciativa, o também ex-deputado federal Jorge Khoury comemorou a inclusão do projeto no orçamento da União. “Assegurada a elaboração do projeto, a Bahia depois precisa se unir para levantar os recursos necessários à realização do Canal do Sertão Baiano, que beneficiará mais de 1,5 milhão de baianos que vivem no semiárido”.

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online