As contas de luz voltaram a aumentar a partir desse mês de novembro. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu novamente uma bandeira tarifária – desta vez da cor amarela – que consiste na cobrança de R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido.

Este tipo de decisão é tomada à medida que as condições hidrológicas fiquem desfavoráveis, ou seja, os níveis de água nos reservatórios diminuam e termoelétricas tenham que ser acionadas para garantir o suprimento de energia no país.

Em contato com o Varela Notícias, o engenheiro eletricista Leandro Araújo, da Wesen Engenharia, comentou sobre o horário onde é praticado um valor mais acessível na conta de energia, denominado de “horário fora de ponta”. Ao contrário do “horário de ponta”, que consiste em uma tarifa sazonal da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), que aumenta o valor da energia.

“Aqui na Bahia, é das 18h às 21h. Se a gente evitar a utilização dos equipamentos que mais gastam energia nesse horário, você já vai ter uma redução muito boa. Tirar os aparelhos da tomada também, porque muitos ficam em modo stand-by gastando uma energia pequena, mas que isso no final do mês contribui muito para a conta de energia. São medidas educativas que podem auxiliar bastante na redução da conta”, concluiu.

De acordo com o próprio site da Coelba, o horário de ponta só não é válido “aos sábados, domingos, terça-feira de carnaval, sexta-feira da Paixão, “Corpus Christi” e os demais feriados definidos por lei federal, considerando as características do seu sistema elétrico”. Por conta do estado de crise em que o Brasil se encontra e a preocupação da população com o aumento da conta de luz, o VN listou 10 dicas que podem ajudar na economia significativa de energia até o final do mês:

01 – Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que duram mais e gastam menos energia;

02 – Pinte paredes internas com cores claras, elas espalham a luz para todo o ambiente;

03 – Aproveite ao máximo a luz do dia deixando cortinas e portas abertas;

04 – Deixe os globos e lustres sempre limpos, desta forma, é possível aproveitar ao máximo a potência das lâmpadas;

05 – No caso dos aparelhos de ar-condicionado, mantenha os filtros sempre limpos;

06 – Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem muito. Tente usá-los quando houver roupa acumulada, para realizar o trabalho de uma só vez;

07 – Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%;

08 – Evite colocar o fogão e a geladeira próximos, eles podem interferir no consumo de energia;

09 – Mantenha a borracha de vedação da geladeira em bom estado;

10 – Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia de maneira desnecessária.

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online