A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta quinta-feira (27), a 4ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Saúde Integral e de qualidade: Um direito de todos”. O evento aconteceu no Centro Pastoral Catequético da Paróquia São João Batista.
A Conferência foi aberta com uma apresentação cultural da quadrilha junina “Sem Noção”, em seguida o presidente do CMS, Erasmo Morgado, destacou a importância da realização do evento, porque as propostas aprovadas na Conferência servirão como base na elaboração do PMS 2018-2021. Em seguida o secretário de Saúde, Cantídio Maia Neto, reforçou a importância da participação popular, pois é ela quem dirá, através da Conferência, o que o poder público deve fazer pela melhoria da saúde. O presidente da Câmara, Márcio Gomes, destacou a importância da união e parceria entre poder público e comunidade e que mesmo com a precariedade, a nível nacional, cada um tem que fazer a sua parte para termos uma saúde melhor.
“A saúde é tudo”, enfatizou o prefeito Everton Rocha, ao citar que tudo depende da saúde. Na ocasião Everton pediu, aos servidores municipais, que vistam a camisa, se empenhem, se dediquem e trabalhem de corpo e alma, porque trabalhar com a saúde é uma missão difícil, mas prazerosa e que o objetivo da administração é ter uma saúde de qualidade e a Conferência é fundamental para esta e outras conquistas. Everton Rocha citou alguns dos avanços na área da saúde, em sua administração, tais como: a regulação feita diretamente de Pilar, exames laboratoriais coletados diretamente nos PSF’S, várias especialidades médicas que inexistia no município e a realização de pequenas cirurgias nas unidades de saúde. Durante seu discurso, o prefeito Everton Rocha anunciou a reforma do Hospital Municipal e a construção de um centro cirúrgico para a realização de cirurgias de pequeno e médio porte. Everton Rocha voltou a falar em união ao pedir aos servidores da saúde que não levem problemas pessoais para o trabalho pois, não há como termos uma melhor qualidade nos serviços prestados à população se o servidor não atende a população de forma adequada.
Toda a programação da Conferência foi estruturada a partir do tema “Saúde Integral e de qualidade, um direito de todos”, e os debates reuniram representantes da Semus, gestores de unidades de saúde, trabalhadores de diversas categorias da saúde e usuários do SUS que avaliaram a gestão e organização de serviços de saúde e propuseram as diretrizes para a formulação do Plano Municipal de Saúde (PMS 2018-2021).
A palestra de abertura da conferência foi ministrada pela Codificadora de Vigilância em Saúde, Eliana Meneses Santos, sobre o tema “Saúde Integral e de qualidade: Um direito de todos” e o Eixo I: “Investigação do Óbito por causa não definida: estratégia fortalecimento em Saúde”.  Em seguida Dr. Amilton Soares palestrou sobre os temas do Eixo I: “Assistência a saúde do homem: um desafio de atenção a saúde primária” e o eixo III: “Ressocialização do paciente psiquiátrico”. A tarde foram realizadas discussões, em grupos, de acordo com os eixos temáticos, onde propostas foram elaboradas, apresentadas e votadas na plenária, logo após o secretário Cantídio Neto e o presidente do CMS encerraram a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE 2017.




ASCOM | PMJ

Poste um Comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online