Entre 21 e 23 de abril Manaus foi o centro emancipalista do país, onde sediou o IV Encontro Nacional de Líderes Emancipalista e Anexionistas. Representando o distrito de Pilar estiveram presentes José Roberto Siqueira, ex-secretário de administração do município de Jaguarari, José Crescêncio da Cruz e Jucineide Santos, presidente da Associação de Desenvolvinento Social e Econômico dos Moradores de Pilar, conhecido como ‘Grupo Pilar Melhor’. Na Comitiva da Bahia também estava o representante do distrito de Riacho da Onça, município de Queimadas, senhor Tonierly Guimarães Queiroz.
Jucineide relatou que durante o encontro foram discutidas diretrizes e ações a serem adotadas pelo Movimento Emancipa Brasil junto ao Congresso Nacional, para que cumpram com o papel de encaminhar para aprovação as matérias que se encontram em tramitação na Câmara Federal. São o PLP 137/2015 e a PEC 143/2015. Esta apresentada pelo Deputado Danilo Forte (PSB-CE), devolvendo aos estados o direito de legislar sobre a criação de novos municípios. Esta PEC tem como diferencial que os plebiscitos sejam realizados apenas nas áreas emancipandas.
Também durante o evento, foi aprovada a Carta de Manaus, elaborada durante o evento. Este documento foi endossado pelos líderes presente o qual deve ser apresentado nas câmaras de vereadores e assembleias legislativas de cada estado. O mesmo documento foi feito em encontros anteriores, bem como foi decidido que o V Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas será no estado da Bahia no ano de 2018.
O próximo passo dos baianos será oficializar a criação da Federação emancipalista, a exemplo de outros estados como São Paulo, Pará, Pernambuco, Ceará, Goiás e Amazonas. 
Com apoio de Deputados o movimento ganha corpo no cenário Nacional apresentando na emancipação distrital feita com análise técnica de forma responsável uma boa saída para a volta do desenvolvimento econômico e social em todo o país. presentes no evento os deputados estaduais amazonenses Adjunto Afonso (PDT) presidente da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), Prof. Sinezio Campos (PT), Presidente do Parlamento Amazônico, Sidney Leite (Pros), Orlando Cidade (PTN) e também o Hilton Aguiar (SD-PA), que acreditam e apoiam os movimentos emancipalisas por compreender a necessidade de uma distribuição de renda mais justa e no desenvolvimento econômico e social a partir da liberdade política dos distritos, como base de pesquisa da veracidade dos fatos está em países como Itália, França e  Espanha todas dividida em inúmeros pequenos distritos desenvolvidos econômica e socialmente.
Jucineide destaca ainda a forma honrosa e respeitosa como foi recebida por todos no IV Encontro de Líderes Emancipalistas do Brasil, representando a Bahia, foi condecorada como Primeira-Dama da Emancipação do Brasil, homenageada como mulher guerreira. Recebeu também, o Diploma de Personalidade Emancipalista, pelo Movimento Emancipa Brasil, por seu empenho e apoio à luta para criação de distritos no Brasil.
Feliz com o resultado em ver que as mulheres estavam em um bom número no encontro, uma vez que aguerridas e perseverantes, as mulheres têm mostrado que pode contribuir positivamente com as mudanças da atual situação do país. A Bahia por sua vez ganhou o destaque necessário para poder mostrar sua força e capacidade de lutar por dias melhores.

ASCOM | PILAR MELHOR

1 Comentários

  1. Os amigos te Pilar e Riacho da Onça têm razões de sobra para se orgulhar em de seus representantes, que não mediram esforços para entrar na luta por melhores condições de vida para o povo de seus distritos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Jaguarari Noticias | Portal de Informação Online