FBbox/https://www.facebook.com/JaguarariNoticias1/

Jaguarari Noticias terça-feira, setembro 06, 2016

“Aqui estamos integrando regiões importantes da cidade, e deste ponto chegaremos até o Bairro da Paz. No outro sentido, chegaremos até Paripe. A parte da cidade que era de difícil acesso ficou com acesso rápido e facilitado, e vai melhorar ainda mais porque, com todas as obras prontas, aqui terá a maior integração do Norte-Nordeste, com ônibus intermunicipais, metrô e BRT”, disse o governador Rui Costa durante a inauguração da segunda etapa da Linha Vermelha, neste domingo (4), num evento voltado às famílias diretamente beneficiadas com a obra.

Para o governador, a entrega de mais uma obra de mobilidade do Governo do Estado na capital baiana está "mudando a vida das pessoas, valorizando a região onde moram as pessoas simples". Rui lembra que "quem morava aqui, e levava horas para chegar ou sair agora, conta agora com uma infraestrutura privilegiada, que facilita em muito em acesso. Com a chegada do metrô, por exemplo, o trajeto até o Centro da cidade, que chegava a demorar entre uma hora e meia e duas horas, levará cerca de 15 minutos. É com muita alegria e orgulho que participamos dessa inauguração junto à população que mais vai se beneficiar dessas intervenções", afirmou.
O novo sistema viário promete desafogar o trânsito em uma das áreas de Salvador diariamente afetada por longos congestionamentos: o tráfego entre o bairro de Águas Claras e a BR-324. A obra beneficia os moradores do bairro e do entorno, bem como todos os motoristas que trafegam pela rodovia federal. São seis novas rotas de circulação de veículos, o que facilita os acessos aos bairros de Águas Claras, Cajazeiras, além à Via Regional e à BA-528 (Estrada do Derba), que ficam liberados já a partir da próxima quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Quem trafega pela região pode se acostumar com as novas possibilidades de rotas em um dia cuja circulação de carros de passeios, motocicletas e ônibus será menor.

Ainda de acordo com Rui Costa, a segunda etapa da Linha Vermelha garante não apenas mais mobilidade para milhares de pessoas. "Essa obra também vai garantir a atração de empreendimentos que vão gerar emprego, e isso é o mais importante de tudo quando fazemos uma obra em Salvador", destacou. 

"É importante gerar emprego não só durante a execução da obra, mas após a entrega. Isso é o mais importante de tudo quando fazemos uma obra em Salvador, que há décadas carrega o título de capital do desemprego", acrescentou o governador.

Ele afirmou que nunca a cidade teve um volume tão grande de obras de mobilidade e infraestrutura sendo executadas, em um intervalo de tempo tão curto, pelo Governo do Estado. "Nós já investimos cerca de R$ 8 bilhões para mudar a cara da cidade. Salvador está sendo transformada", disse. 

Para os moradores, além de valorizar os imóveis - que agora ganharam acesso fácil - as novas vias também são fonte de lazer e oportunidades de novos negócios, como para o borracheiro David Muniz, que mora com a mulher e dois filhos no bairro de Águas Claras. "Quando cheguei aqui no bairro, há trinta anos, o acesso era uma espécie de trilha, tudo de terra aqui. Agora está maravilhoso, vai movimentar mais a borracharia, fica mais seguro para andar pelo bairro, e meu filho ainda vai poder andar de bicicleta por aqui. Estou pensando até em montar um pequeno comércio aqui na porta de casa. Aproveitando que todo mundo agora passa por aqui", comemorou o borracheiro.

A cerimônia de entrega da obra foi marcada pelo “Curta Bahia”, um dia de serviços de saúde, orientação profissional, SAC Móvel, além de diversão para público adulto e infantil, organizado para os moradores dos bairros vizinhos ao novo sistema viário, principais beneficiados com a intervenção. “Uma festa para o povo baiano, que tem muito a comemorar com a inauguração desta infraestrutura”, ressaltou o governador.

Sistema viário - Com investimentos de R$ 50 milhões, o novo conjunto de vias integra o que será a Avenida 29 de Março, que ligará a Avenida Orlando Gomes, já duplicada pelo Governo do Estado, à BR-324, e que fazem parte de uma obra ainda maior: a Linha Vermelha, corredor transversal que vai ligar Piatã ao Subúrbio Ferroviário.

Executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) o novo sistema viário é formado por uma via marginal à BR-324 com extensão de cerca de dois quilômetros, incluindo um viaduto sobre a Rua Celika Nogueira.

O conjunto possui ainda alças de acesso à BR-324, totalizando 4,2 quilômetros de novas vias, além de uma pista apta a operar o BRT. Outras intervenções, como ciclovia, passeios com piso tátil, escadas, passagem para pedestres, sinalização e paisagismo, completam a obra.

A intervenção passa a integrar uma área que será alvo de novos investimentos em mobilidade, com a licitação já lançada para a ampliação da Linha 1 do metrô até Águas Claras/Cajazeiras.
Com a chegada do modal, outros projetos importantes, como a própria estação do metrô e um terminal de integração com ônibus metropolitanos e urbanos, vão valorizar ainda mais a região e dar mais qualidade de vida para quem mora no entorno. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins, a região se tornará um novo centro para a cidade.
"Na verdade estamos dando a largada em um dos mais importantes momentos da mobilidade urbana de Salvador, que é o grande complexo aqui instalado. Além da segunda etapa da Linha Vermelha, nessa região estarão localizados o novo terminal rodoviário, a nova estação do metrô, e um novo terminal de ônibus. Esse é um grande vetor de expansão imobiliário, de desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda aqui em Salvador", disse o secretário.

Conheça as seis novas rotas:

- Da BR-324 para Águas Claras ou Cajazeiras: entra na Via Marginal, desce a primeira à direita, pega o sistema novo e sobe pela Rua Celika Nogueira.

- Da BR-324 (sentido Feira de Santana) para voltar a Salvador ou pegar a Estrada do Derba: entra na Via Marginal e desce na alça de retorno, passando sob o viaduto.

- De Águas Claras ou Cajazeiras em direção à BR-324: desce pela Rua Oswaldo Leal e pega o sistema novo, chegando ao sentido da via que preferir.

- De Salvador para a Via Regional: pega a Via Marginal da BR-324, após a passarela lilás, desce na primeira alça, pega o sistema novo e vai direto.

- Da Estrada do Derba para a Via Regional: passa embaixo do viaduto e segue direto pelo sistema novo.

- Da Estrada do Derba para Feira de Santana: passa embaixo do viaduto e sobe a primeira alça à direita, chegando à nova Via Marginal.


Fonte: Secom

Postar um comentário

FBbox/https://www.facebook.com/JaguarariNoticias1/
Tecnologia do Blogger.